Chainlink o novo foguete das criptomoedas?

Olá ArchUser.
Estou passando para deixar as boas vindas pra você. Antes de mais nada qual é exatamente a sua noção de “recentemente”? Um mês, uma quinzena, uma semana? Nesse mundo das criptomoedas os preços oscilam a cada segundo e podem variar bastante em intervalos pequenos (minutos, horas ou dias). Um dos motivos que levaram o Tiago a criar este espaço é o FOMO (Fear of missing out - Medo de ficar de fora) na época em que o bitcoin chegou aos 20 mil dólares em 2017. A palavra “foguete” é interessante porque nem todos sobem como planejado, muitos explodiram e mataram astronautas no lançamento, durante o voo ou até mesmo antes do lançamento como aconteceu no Brasil, em Alcântara com o VLS 01 V03. Quanto a LINK ser uma shitcoin até mesmo o BTC pode ser uma shitcoin, neste mundo das criptomoedas tudo é possível. Em todo caso é positivo a ideia de diversificação de carteira. Sem entrar na questão idade x renda que não vem ao caso neste tópico, eu começaria diversificando os ativos em geral (renda fixa, renda variável, metais, criptomedas, etc,) e dentro de cada categoria também faria uma diversificação (títulos do tesouro, ações, ouro, bitcoin, etc.) dando peso maior para as mais tradicionais. Se você fica montado num tipo de ativo específico, mesmo que seja a longo prazo, a exposição ao risco é potencialmente maior do que a diversificação a partir dos ativos mais tradicionais.
Uma questão interessante que eu notei no gráfico de preços do LINK é a sua correlação constante com o BTC, fato que não ocorreu ao longo do tempo com outras criptomoedas da mesma faixa que em alguns momentos se descolaram, como é o caso do Ethereum a principal plataforma de smart contracts que é algo que o LINK também oferece.

Se você esta montando carteira com objetivo de longo prazo é importante entender que existem duas formas de “precificação” de ativos que é usado classicamente pelo mercado, se ainda não conhece sugiro pesquisar sobre análise gráfica e análise fundamentalista.

Os gráficos abaixo foram extraídos em 17/08/2020 do site: https://coinmarketcap.com/

Caso não conheça sugiro o canal do Fausto Botelho no YouTube que é focado em preços de ativos como ações e criptomoedas, abaixo o video onde ele falou da LINK a cerca de 10 dias.