Blockchain e ERP

Como poderia utilizar a tecnologia de blockchain num ERP?
Se isso for possível, quais vantagens ou diferenciais posso ter?

1 Curtida

Praticamente todo e qualquer processo que envolva o registro de dados pode ser construído em cima de um Blockchain. As vantagens ou diferenciais são os mesmos que qualquer Blockchain feito e/ou administrado por quem entende pode oferecer. Por exemplo: eliminação de intermediários ou validadores das informações, inviolabilidade e integridade dos dados, possibilidade de rastreamento até a origem, transparência total para quem tem acesso ao sistema, etc. A aplicação depende muito do ramo de atividade: manufatura, comércio, prestação de serviços, transporte, etc. Outra possibilidade é a implantação dos chamados “smart contracts” para agilizar processos que envolvam algum tipo de comprometimento mais formal dentro da cadeia de usuários.

Vale lembrar que neste tipo de aplicação não se usa ou não se recomenda o uso de Blockchain público sendo necessário que a empresa crie seu próprio Blockchain para não correr o risco de perder um dos seus principais diferenciais, a perpetuidade dos dados, que podem ser perdidos se o Blockchain “terceirizado” for desligado. E neste caso é importante avaliar os custos de implementação que vão desde a contratação de desenvolvedores ou a compra do aplicativo pronto, a manutenção do sistema, os controles de acesso, etc. Profissionais com conhecimento específico de aplicações baseadas em Blockchain ainda são minoria no mercado. Dependendo do tamanho da empresa ou do seu faturamento pode ser inviável financeiramente sendo mais barato e prático usar um ERP disponível no mercado que não seja baseado em Blockchain.

Para não ficar apenas na teoria, para ter uma ideia do potencial que existe na utilização do Blockchain no mundo do ERP sugiro uma olhada no site da empresa SAP, se não for a maior é uma das maiores empresas que fornecem sistemas de ERP no mundo que tem o sistema chamado SAP Leonardo, baseado em Blockchain para diversos tipos de empresas.

A IBM também oferece soluções baseadas em Blockchain.

Aqui no site da Oracle é possível avaliar o custo de uso de um Blockchain privado por quantidade de registros.