Bitcoin em El Salvador - Pesquisa de Opinião do IUDOP

Apesar de direcionar o foco das minhas leituras no Bitcoin eu assumo que não estou acompanhando de perto o caso de El Salvador. Este país adotou o Bitcoin como meio de pagamento com circulação equivalente ao de uma moeda. Antes de adotar o Bitcoin El Salvador já tinha adotado o Dólar Americano. Temos um país com 3 moedas, o Cólon Salvadorenho, o Dólar Americano e agora o Bitcoin. A população do país é de cerca de 6.4 milhões de habitantes, o PIB é de cerca de USD 29 bilhões, a renda per capita gira em torno de USD 4,776 e a área total é de pouco mais de 21 mil quilômetros quadrados. Apenas para fins comparativos a população brasileira é estimada em 213,3 milhões de habitantes, o PIB brasileiro é de cerca de USD 1,5 trilhão, a renda per capita é aproximadamente de USD 8,464 e a área total é de 8.5 milhões de quilômetros quadrados (a renda per capita é calculada em termos anuais). Os dados acima são encontrados facilmente no Google, divergem um pouco aqui e ali dependendo do ano.

A notícia é antiga, foi divulgada na imprensa em meados de janeiro de 2022 com base num estudo feito pela IUDOP – Instituto Universitário de Opinión Pública da Universidade Centro Americana José Simeón Cañas de El Salvador. Como a pesquisa publicada lá no começo do ano é referente ao ano de 2021 acredito que algumas notícias mais recentes abordando este tema sejam baseadas na mesma pesquisa.

Considerando que não abordamos muito este assunto vamos deixar aqui uma postagem a respeito.

Uma das notícias foi publicada em 18/01/2022 você pode conferir no link abaixo, caso queira:

O link para a pesquisa original publicada em janeiro de 2022 você pode conferir no link abaixo, caso queira:

Uma das notícias mais recentes foi publicada em 06/06/2022 e basicamente o conteúdo é o mesmo, caso você queira conferir:

Vale lembrar que a lei do Bitcoin foi aprovada em junho de 2021 e produziu efeitos nos últimos 5 meses de 2021.

As manchetes retratam basicamente o mesmo conteúdo. Na publicação de janeiro de 2022, da CNN Brasil a manchete diz que 74% da população daquele país não usou o Bitcoin como moeda. A manchete da notícia publicada em junho de 2022 no site cryptonewss diz que mais de 70% dos salvadorenhos acreditam que a lei do Bitcoin não vai melhorar as suas finanças pessoais.

De acordo com a pesquisa do IUDOP, 7 em cada 10 salvadorenhos disseram que tinham pouca ou nenhuma confiança no Bitcoin como meio de pagamento. O estudo apurou ainda que quase 60% dos entrevistados disseram que investidores estrangeiros, ricos e milionários seriam os principais beneficiários da lei do Bitcoin em El Salvador. Outra questão interessante trazida pelo estudo diz que apenas 0,2% dos entrevistados disseram que o uso do Bitcoin deveria ser obrigatório, ou dizendo de outra forma, 98 entre 100 entrevistados disseram que o uso do Bitcoin deve ser opcional, por escolha do cidadão. Descontando-se alguma margem de erro que toda pesquisa pode ter dá para dizer que é uma opinião praticamente unânime.

A informação disponível mostra que, pouco mais de 4 meses após a sua aprovação, 7 em cada 10 salvadorenhos indicaram que tinham pouca ou nenhuma confiança nesta nova “moeda” de curso legal. 58 em cada 100 salvadorenhos acreditam que os principais beneficiários da aprovação do bitcoin são os investidores estrangeiros, as pessoas ricas e os empresários. Além disso, há unanimidade na opinião pública quanto ao uso voluntário do bitcoin no país, aproximadamente 98 em cada 100 salvadorenhos acreditam que seu uso deve ser voluntário. A proporção de salvadorenhos que tem esta opinião aumentou em comparação com o que foi registrado na pesquisa IUDOP de agosto de 2021, na qual 96 em cada 100 salvadorenhos tinham essa opinião, mas uma oscilação de 2 a mais ou a menos em 100 pode estar na margem de erro. Na melhor das hipóteses podemos admitir que não houve alteração e a quase unanimidade permanece sendo um dado da pesquisa. Uma questão que divide a opinião da população é sobre a criação da Cidade do Bitcoin (Bitcoin City). 47,5% são contra e 47% são contra a construção desta cidade do Bitcoin em El Salvador.


Imagem retirada em 09/06/2022 do site: https://uca.edu.sv/iudop/wp-content/uploads/Bol.-Eva-de-ano-2021-MOD.pdf

Ainda de acordo com os dados obtidos neste estudo é possível aferir que que 61 em cada 100 salvadorenhos discordam ou discordam fortemente da decisão tomada pelo governo salvadorenho de gastar dinheiro público para promover o bitcoin no país.

Não dá para dizer que a implantação do Bitcoin como meio de pagamento de curso legal em El Salvador fracassou. Não temos nem um ano a partir da sua implantação e aquele país não vive exatamente seus dias mais tranquilos. A população tem coisas muito mais importantes com que se preocupar mas é algo que pode valer a pena acompanhar. O tempo dirá.

1 curtida

Andei pensando muito no assunto e creio que a única situação que a adoção de uma cripto hoje é válida em um país, seria unicamente na questão de envio de remessas, fugindo assim das taxas e questões burocráticas, porém para isso acredito que o uso de stable coins já seriam suficientes, não necessariamente o Bitcoin que é absurdamente volátil.

O que realmente me preocupa é como essas reservas são geridas.

1 curtida

Onde tudo começou.

1 curtida

O universo cripto ainda tem muito a amadurecer. Um dos principais fundamentos dessa tecnologia é a posse legítima dos seus ativos, sem intermédio de terceiros, mas na prática ainda utilizamos exchanges e carteiras centralizadas, que por sua vez controlam o nosso dinheiro de uma maneira muito mais forte do que o os bancos centrais fazem com as moedas fiduciárias.

1 curtida