Bem-vindos à TriboCrypto (comece por aqui)

Não sou programador e, portanto, não sei responder tecnicamente se um Blockchain pode ser criado com base no conceito de SMTP (que não é exatamente uma linguagem de programação e sim um protocolo ou conjunto de regras que organizam e põe uma ordem no processo). Caberia perguntar se o conceito de SMTP poderia ser usado pelos Bancos para controlar os nossos saldos. No fundo são processos contábeis simplificados registrando lançamentos e controlando saldos. Uma resposta simples e fácil está aí. Se não usam é porque a solução que estão usando é mais eficiente, confiável, barato e talvez mais simples do que outras disponíveis. Uma das questões que se discutia uns anos atrás, quando a febre do Blockchain cresceu, é saber se vale a pena construir ou contratar um serviço de Blockchain que ainda não conta com tantos desenvolvedores bons para cuidar de coisas que podem ser controladas por outros sistemas bem mais baratos e igualmente confiáveis e bem testados. Os conceitos ou fundamentos do protocolo SMTP podem até ter sido usados na idealização de partes do Blockchain, porque muitos conceitos são comuns a todo e qualquer sistema e já existiam antes do nascimento do Blockchain. Entre outras questões porque o Blockchain nasceu a partir de vários outros sistemas e conceitos que já existiam ou estavam sendo desenvolvidos na época. O Blockchain nasceu baseado na linguagem C++ que tem seu “DNA” embutido em muitas coisas criadas por aí.
Fica algumas questões para reflexão:

  1. Atualmente os principais sistemas de e-mail são centralizados em um ou em vários servidores controlados por um ente que é o “dono”. O bitcoin é totalmente descentralizado, não tem servidor central e pelo menos em tese não tem ninguém controlando;
  2. Os criptoativos (bitcoin, tether, ethereum etc.) não saem do Blockchain, apenas se movimentam entre as contas dentro do sistema e não podem ser “manipulados” pelo titular que apenas “enxerga” o saldo na conta. Um e-mail pode ser baixado para a máquina do destinatário e mesmo aqueles que ficam arquivados no servidor e são apenas lidos remotamente podem ser alterados, totalmente apagados e reescritos e imagens podem ser excluídas ou incluídas.

Em todo caso vou abrir uma postagem nova onde abordo os aspectos básicos da estrutura de um Blockchain para que você tenha uma ideia de como ele é construído para tentar ajudar a entender como ele é “por dentro”. Segue o link abaixo: