bCPF Blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas

#1

Enquanto o Bitcoin e outras criptomoedas perdem valor, recuperam um pouco, escorregam e patinam deixando careca aqueles que olham para este assunto pela ótica exclusivamente cambial a outra face dessa inovação, ou melhor, a parte que sustenta a existência das criptomoedas, talvez a melhor parte que é o Blockchain avança e se viabiliza cada vez mais, pelo mundo todo, como uma das maiores invenções da era moderna.
Aqui no Brasil diversos órgãos do governo e da iniciativa privada tem estudado e criado soluções baseadas na “plataforma” Blockchain. No âmbito do Governo Federal a Dataprev responsável por este projeto em especial bem como a Serpro tem várias frentes de ação visando desenvolver e implementar soluções usando esta inovação.
Em novembro/2018, por exemplo, foi publicado a Portaria 1.788, datado de 19/11/18 que cria o bCPF, processo pelo qual a emissão e controle do Cadastro de Pessoas Físicas será migrado para uma plataforma Blockchain dentro da rede G2G (Governo para/a Governo).
As iniciativas tanto no campo público como privado estão se disseminando com rapidez e já não é novidade um órgão público ou empresa privada implementar alguma solução baseada nesta plataforma. Mais importante ainda é o fato de estar sendo criada e desenvolvida uma mão de obra que hoje é escassa e que será muito valiosa para o País.

http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2018/novembro/receita-federal-publica-norma-sobre-compartilhamento-de-dados-utilizando-tecnologia-blockchain