Banco Central da China a favor do BTC?

Ontem, dia 26/07/19 saiu uma notícia no site cointelegraph de redator baseado na Itália de nome Adrian Zmudzinski relatando no corpo do texto que o Banco Central Chinês tinha feito um infográfico mostrando a evolução do bitcoin. Como assim? De repente os chineses mudaram de opinião e agora ficaram amigáveis ou receptivos ao mundo das criptomoedas? Depois de banirem as exchanges e dificultar a vida dos mineradores, depois das notícias de que estão criando ou querendo digitalizar a sua moeda oficial agora fazem um histórico amigável ao BTC dizendo que esse negócio tem futuro? Como alegria de pobre dura pouco clicando no link do texto que leva até o tal infográfico nota-se que o endereço do site é “boc.cn” que significa Bank of China ou Banco da China. Só que o Banco Central da China socialista, sim existe a China Democrática (só não sei até quando vai durar porque os comunas querem tomar essa parte liberal que fica numa ilha à força se for preciso). Voltando o tema o nome do Banco Central oficial da China Continental (socialista pero no mucho ao que parece pelos últimos anos) é pbc.gov.cn (People’s Bank of China) e tem “gov”. Certo é que o Banco da China não é o Banco Central da China sendo que já tem atuação até aqui no Brasil, com site e tudo. Ou seja, não é fácil se manter atualizado nesse mundo das critpos, quando você acha que tem uma fonte boa, pode acabar sendo enganado, até de boa fé como é o caso, mas com algum erro no contexto. Vale notar que a fonte ou origem cita corretamente Banco da China e o autor possivelmente “achou” por sua conta que Banco da China era o Banco Central Chinês. Eu mesmo uso esse site como fonte e já citei aqui no fórum várias vezes. Eu até dei uma olhada lá na versão em inglês para ver se não era algum problema de tradução mas está escrito “Chinese central bank”. Como eu não sei se o artigo vai ser ajustado e para não passar por “mentiroso” tirei um “print” para me garantir.:wink:

“Print da notícia”


Notícia do cointelegraph

Site oficial do Banco Central da China
http://www.pbc.gov.cn/en/3688006/index.html
Site do Banco da China que não tem a ver com o Banco Central
http://www.bankofchina.com/br/pt/aboutus/
Link que leva ao infográfico
https://openapi.boc.cn/inews/index.html?from=singlemessage&isappinstalled=0#/authorPageDetail/1000899%3FchannelId%3D110000%26fromShare%3D1%26inComeSource%3Dzyzq-main

2 Curtidas

Acho que o motivo deve ser esse aqui:

“Ren Zhengfei, CEO da gigante chinesa de tecnologia Huawei, disse que a China pode competir com Libra se emitir sua própria criptomoeda./”

Isso é a prova de que o “Não confie, verifique!” também (e especialmente) serve para notícias. Sempre fico na dúvida se este tipo de erro é proposital para ganhar views com um clickbait bem planejado, ou se é simplesmente falta de conhecimento/discernimento de quem escreve a matéria.

A moeda chinesa já é de certa forma eletrônica e altamente controlada através do aplicativo WeChat. Estive em Pequim em 2016 e fiquei impressionado que praticamente não vi dinheiro em espécie. Tudo era pago via aplicativo.

Talvez a “zuck bucks” realmente tenha despertado algum alerta na China, visto que compete diretamente com o que já é usado lá massivamente. Tempos interessantes à vista.

Eu acho que ele “comeu bola” mesmo, talvez na pressa. Com relação a China é duro ver que em 1977 nosso PIB era igual ao da China e apenas 40 anos depois, em 2017 o PIB Chinês era 10 trilhões de dólares acima do nosso (12 x 2).