As Criptos Mais Negociadas Nos Últimos Anos

Antes de dizermos quais são as criptomoedas mais negociadas em Reais, com base nos dados divulgados oficialmente pela Receita Federal do Brasil (link no final da postagem) cabem alguns alertas e/ou esclarecimentos:

1 – O autor da postagem, os administradores e proprietários do site não estão fazendo nenhum tipo de verificação, validação ou fornecendo algum tipo de garantia quanto a viabilidade econômico/financeira de qualquer criptomoeda. Tampouco estão fazendo algum tipo de sugestão e/ou recomendação de compra e/ou de investimento em qualquer uma das criptomoedas citadas nesta postagem;

3 – Sabemos que o registro e/ou acompanhamento das operações realizadas com criptomoedas, tokens e NFT’s em geral não é tarefa fácil e os dados divergem. Os dados que foram utilizados nesta postagem foram extraídos diretamente dos dados publicados pela Receita Federal do Brasil. Tais dados não representam necessariamente a totalidade das operações. As informações publicadas pela RF abrangem o universo de contribuintes que de alguma forma se sujeitaram e/ou se enquadraram nas regras tributárias sobre negociação de criptoativos em geral;

4 – Esta postagem é um complemento da postagem anterior sobre a correlação entre o preço das criptos em geral e a quantidade de pessoas físicas que realizam operações de compra ou venda deste tipo de ativo; e

5 - De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, a criptomoeda mais negociada no período de agosto de 2019 a julho de 2022 foi a USDT - Tether, seguido de perto pelo BTC - Bitcoin. Fica o alerta para quem eventualmente compra stablecoin apostando na sua paridade com uma moeda forte e o vínculo ou garantia baseada em outros ativos que é preciso avaliar bem cada projeto antes de fazer aportes.

Planilhamos dados das seis criptomoedas mais negociadas, de acordo com os dados divulgados pela Receita Federal e montamos o gráfico abaixo excluindo a BNB por causa do total bem abaixo, quase um traço em relação as demais:

Dentre as sete criptomoedas mais bem ranqueadas no site coinmarketcap, conforme dados consultados em 13/09/2022, por volta das 15 horas, cinco delas aparecem como as mais negociadas no ranking global. A exceção é a stablecoin BRZ – Brazilian Digital Token, que aparece na região ou posição aproximada de 2.700 no ranking global e, no entanto, é uma das mais negociadas em Reais, conforme total dos valores negociados abaixo:

Posição das 5 mais negociadas

Posição da BRZ:

Posição no ranking geral das criptos mais negociadas em Reais (entre um print e outro a posição da BRZ mudou de 2.779 para 2758):

Para uma visão mais detalhada, mês a mês no período de agosto de 2019 a julho de 2022 planilhamos os dados conforme print abaixo, com base nos dados divulgados pela RF:

Link para as fontes citadas:

1 – Ranking Global da Coinmarketcap:

2 – Reportagem sobre negociações falsas de criptomoedas:

3 – Site onde foram extraídos os dados da RFB:

De acordo com um ranking publicado em 14/09/2022 pela empresa Chainalysis o Brasil ocupa a 7.ª posição num ranking global de adoção de criptomoedas. O link para a postagem segue abaixo:


Print extraído em 14/09/2022 do site: 2022 Global Cryptocurrency Adoption Index - Chainalysis