Arvore Merkle da blockchain

Porque o hash das transações contido na blockchain do bitcoin é obtido através de uma Árvore de Merkle?

Acredito que uma resposta resumida seria: Garantir a integridade das transações de um bloco com um único hash (merkle root), que é o que efetivamente colocamos no cabeçalho do bloco.

Fiz uma pesquisa no meu canal para decidir o tema do próximo vídeo e Merkle Tree ficou em segundo lugar. Em breve vou tentar gravar um vídeo sobre o assunto e abordar de forma um pouco mais detalhada, mas caso saiba inglês, tem um vídeo muito bom sobre isso aqui:

1 curtida

Uranium,
Agregando mais uma fonte de informação no material indicado abaixo que pode ser baixado em pdf, nas págs 75 a 78 consta uma explicação em português sobre a árvore de merkle, caso queira dar uma olhada, alias o material todo é muito bom na minha modesta avaliação.

1 curtida

Obrigado pelo material, mas eu não entendi porque eu vou querer me preocupar em conseguir conferir se uma tranzação faz parte de um bloco com uma curta sequência de bytes. Pois se eu pretendo validar a rede de qualquer modo eu precisaria de todas as tranzações, no caso imagino que esse caminho de Merkle serviria para se eu não tivesse todas as tranzações e eu quisesse ver se uma tranzação faz parte de um bloco qualquer bastaria o full node me enviar um pequeno código com o caminho da arvore de merkle certo?

O uso de merkle no Bitcoin também tem o intuito de possibilitar o pruning, tornando a ‘blockchain’ mais leve.