Aprender Criptografia

Alguem conhece algum curso online ou livros que me ajude a estudar criptografia? Especialmente os algoritmos utilizados no Bitcoin.

Olá Duarte, seja bem vindo.

A criptografia do Bitcoin é do tipo assimétrica. O vídeo abaixo do Tiago que é o criador deste site aborda a criptografia ligado ao Bitcoin.

Um dos melhores livros sobre Bitcoin que traz os conceitos, as linguagens, exemplos de algorítimos é “Mastering Bitcoin” do A. Antonopoulos. Deixo o link para o livro em inglês que pode ser baixado no formato PDF. Se você der uma procurada também acha em português.
Acredito que este livro vai dar a base essencial para você entender e buscar de forma mais direcionada onde estão os cursos do seu interesse no mundo do Bitcoin. Todos os algoritmos do Bitcoin estão disponíveis lá no GitHub para eventual análise e estudo dos algoritmos usados no Blockchain.

Prints do livro:

Para pesquisar cursos use termos como “chave assimétrica ou públicas e privadas”, curvas elípticas, Sha256 etc.

Caso você esteja pensando que existe uma criptografia do Bitcoin (ou criada especificamente para ser usada no Bitcoin) não é o caso, ela usa a criptografia que já existia e que já era utilizada. Como criptografia não é a minha praia não conheço cursos específicos e nem sei se existem cursos focados na criptografia do Bitcoin. O curso abaixo, por exemplo, que eu encontrei pesquisando agora aborda a criptografia simétrica e assimétrica, as chaves e função hash que são coisas que são usadas lá no Bitcoin. Para começar a entender me parece um bom começo.

https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/4/62/3/1

Muito bom obrigado!!

1 curtida

Além das indicações do Cecílio eu adicionaria o CryptoHack – Courses
Somente em inglês, mas aborda fundamentos até temas um pouco mais avançados, e oferece uns desafios para resolução, então torna o aprendizado um pouco mais divertido.

Ele passa pelos tipos mais rudimentares de cifra, estudo de aritmética modular, que é base para entender outros conceitos de criptografia, tem módulos sobre criptografia simétrica, assimétrica, curvas elípticas, etc.

Se você procurar no google pelo tema com certeza vai achar diversos materiais acadêmicos sobre o tema. Alguns mais técnicos, outros mais lúdicos:

http://www.mat.ufpb.br/bienalsbm/arquivos/Oficinas/PedroMalagutti-TemasInterdisciplinares/Aprendendo_Criptologia_de_Forma_Divertida_Final.pdf

O bitcoin (e protocolos relacionados) utilizam diversos tipos conceitos criptográficos.
Vou listar aqui de cabeça (então pode ser que falte coisas):

Hashes: sha256, ripemd160
Encoding: Hex, base58check, bech32
Assinaturas: Curvas elípticas (secp256k1), schnorr (taproot)
Autenticação: HMAC-SHA512 (para derivação de chaves bip32)
Outros: Merkle trees (organização interna do bloco), PBKDF2 (bip32), entender conceitos computacionais de little endian e big endian, timestamp e nonce.

2 curtidas

Agradeço muito pelas informações

1 curtida