Aprender Criptografia

Alguem conhece algum curso online ou livros que me ajude a estudar criptografia? Especialmente os algoritmos utilizados no Bitcoin.

Ol√° Duarte, seja bem vindo.

A criptografia do Bitcoin é do tipo assimétrica. O vídeo abaixo do Tiago que é o criador deste site aborda a criptografia ligado ao Bitcoin.

Um dos melhores livros sobre Bitcoin que traz os conceitos, as linguagens, exemplos de algor√≠timos √© ‚ÄúMastering Bitcoin‚ÄĚ do A. Antonopoulos. Deixo o link para o livro em ingl√™s que pode ser baixado no formato PDF. Se voc√™ der uma procurada tamb√©m acha em portugu√™s.
Acredito que este livro vai dar a base essencial para você entender e buscar de forma mais direcionada onde estão os cursos do seu interesse no mundo do Bitcoin. Todos os algoritmos do Bitcoin estão disponíveis lá no GitHub para eventual análise e estudo dos algoritmos usados no Blockchain.

Prints do livro:

Para pesquisar cursos use termos como ‚Äúchave assim√©trica ou p√ļblicas e privadas‚ÄĚ, curvas el√≠pticas, Sha256 etc.

Caso você esteja pensando que existe uma criptografia do Bitcoin (ou criada especificamente para ser usada no Bitcoin) não é o caso, ela usa a criptografia que já existia e que já era utilizada. Como criptografia não é a minha praia não conheço cursos específicos e nem sei se existem cursos focados na criptografia do Bitcoin. O curso abaixo, por exemplo, que eu encontrei pesquisando agora aborda a criptografia simétrica e assimétrica, as chaves e função hash que são coisas que são usadas lá no Bitcoin. Para começar a entender me parece um bom começo.

https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/4/62/3/1

Muito bom obrigado!!

1 curtida

Al√©m das indica√ß√Ķes do Cec√≠lio eu adicionaria o CryptoHack ‚Äď Courses
Somente em inglês, mas aborda fundamentos até temas um pouco mais avançados, e oferece uns desafios para resolução, então torna o aprendizado um pouco mais divertido.

Ele passa pelos tipos mais rudimentares de cifra, estudo de aritmética modular, que é base para entender outros conceitos de criptografia, tem módulos sobre criptografia simétrica, assimétrica, curvas elípticas, etc.

Se voc√™ procurar no google pelo tema com certeza vai achar diversos materiais acad√™micos sobre o tema. Alguns mais t√©cnicos, outros mais l√ļdicos:

http://www.mat.ufpb.br/bienalsbm/arquivos/Oficinas/PedroMalagutti-TemasInterdisciplinares/Aprendendo_Criptologia_de_Forma_Divertida_Final.pdf

O bitcoin (e protocolos relacionados) utilizam diversos tipos conceitos criptogr√°ficos.
Vou listar aqui de cabeça (então pode ser que falte coisas):

Hashes: sha256, ripemd160
Encoding: Hex, base58check, bech32
Assinaturas: Curvas elípticas (secp256k1), schnorr (taproot)
Autenticação: HMAC-SHA512 (para derivação de chaves bip32)
Outros: Merkle trees (organização interna do bloco), PBKDF2 (bip32), entender conceitos computacionais de little endian e big endian, timestamp e nonce.

2 curtidas

Agrade√ßo muito pelas informa√ß√Ķes

1 curtida