Em agosto eu comecei a farmar sem entender direito, hoje descobri que eu podia ter ganhado uma grana. Porém não tenho uma wallet, qual wallet é mais recomendada? E sobre o air drop, alguém conhece? Se sim, podem falar oque vocês sabem? Se vale a pena, etc.
Segundo informação da própria Air Drop Grass qualquer wallet que opere com a criptomoeda SOLANA serve, basta ir no site da solana e pesquisar quais wallets servem.
Air drop, no mundo das criptomoedas, significa distribuir criptomoedas ou mais provávelmente tokens de alguma criptomoeda recém criada.
Air drop serve como instrumento de divulgação ou marketing. Quem ganha trabalha para quem criou o token ou criptomoeda gastando seu tempo atrás de informações, perguntando, etc. Com ações como as que eu citei acima o feliz ganhador está trabalhando para quem distribuiu a criptomoeda ou token divulgando, fazendo propaganda. Nunca vai aparecer distribuição grátis de Bitcoin, Ethereum ou outra criptomoeda já estabelecida, se aparecer é golpe. Essa é a jogada, como no início a criptomoeda não vale nada se distribui e com isso os ganhadores saem fazendo propaganda da criptomoeda, ou seja, pagando o que ganhou em tokens com seu tempo atrás de informações. Só essa postagem já consumiu tempo de quem postou e de quem respondeu. Se não custou dinheiro consumiu tempo, energia elétrica, etc. Tudo isso foi economizado pelo distribuidor, imagina multiplicando isso por vários usuários o quanto não foi gasto por quem ganhou e economizado por quem distribuiu.
Como já registrei em outras respostas, gasto uma parte do meu tempo (uns 90%) lendo notícias sobre Bitcoin e o tempo que sobra com Ethereum, a duas maiores criptomoedas num universo que já passou do milhão de concorrentes.
Pelo pouco que li Air Drop Grass não tem código aberto, o que já é muito estranho no mundo onde os maiores e principais nasceram e cresceram com códigos abertos. Aparentemente o projeto é quase 100% focado em ser uma empresa de IA - inteligência artificial e está usando o conceito de rede distribuída para conectar usuários que cedem banda e processamento do PC/Notebook para que a Air Drop Grass faça a tal da “web scraping” que é coleta de dados para alimentar a IA. O Grass não tem nem Blockchain próprio, está rodando no Blockchain da SOLANA e por isso aceita qualquer carteira que que serve para Solana. O uso do Blockchain de terceiros, no caso da solana, explica em parte, o uso dos tokens em vez de serem criptomoedas.
Reconheço que o uso da palavra “Air Drop” foi uma bela jogada de marketing, deve ter fisgado boa parte dos 2 milhões de usuários que instalaram os programas (sem querer comparar e deixando claro que não estou acusando ninguém, me parece que é um processo meio que baseado em transformar as máquinas dos usuários em bots) que estão rodando e raspando dados na web para a empresa em troca dos tokens. Salvo engano a rede é totalmente controlada pela empresa. Não sei nem quanto vale os tokens mas para ter chegado aos 2 milhões deve estar sendo suficiente para pagar a conta de luz, a internet e eventual quebra do equipamento que tem que ficar ligado e por consequência vai se desgastando. Deixo registrado também que não estou desencorajando ninguém, cada um deve avaliar e saber o que está fazendo. No fundo, não me parece “air drop”, como eu imaginei quando respondi antes sem ter dado uma olhada melhor, e sim mero pagamento por aluguel de banda e uso de equipamento.
Ainda sobre esse assunto, nos últimos dias apareceu o furacão Chinês DeepSeek e o principal motivo disso foi o custo para manter um sistema de IA funcionando. Não é a toa que a fabricante de chips NVidia viu suas ações subirem e tomarem um tombo com o evento DeepSeek. Também não é a toa que a Microsoft está de olho em usinas nucleares para suprir energia para os data centers da IA da Microsoft.
Consumo de energia e capacidade de processamento são os dois pontos nevrálgicos de um sistema de IA. O que a Grass está fazendo é consumir energia e capacidade de processamento das pessoas que se conectam na sua rede e disponibilizam sua conta de luz, uso do PC/Notebook e da internet (banda) distribuindo tokens como forma de pagamento.