Os NPCs, personagens que falam mas não fazem

#1

 

Num artigo publicado em outubro/2018 no Medium por Ferdous Bhai sobre a governança no Bitcoin o autor insere com certo sarcasmo um novo tipo de participante no mundo do Bitcoin após fazer uma rápida análise dos atores principais que atuam no ecossistema do Bitcoin e que na opinião dele são: Mineradores, Desenvolvedores e Usuários (segundo o autor, nesta última classe estão apenas o que executam um full node completo). Os demais “usuários” segundo o autor são os NPC’s (Non Playing Characters). A conclusão óbvia, neste caso, é que eu sou um NPC, mesmo não tendo conta no Twitter ou canal no YouTube sobre criptografia ou bitcoin eu fico fazendo postagens neste fórum apenas ecoando idéias alheias…carapuça vestida, vamos ao artigo. Quem joga ou jogou algum game do tipo MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) sabe bem o que é um NPC. Para quem nunca jogou este tipo de jogo basicamente existemdois tipos de personagens num jogo desse tipo: um é o personagem controlado por um jogador real online que controla as ações desse personagem e outro é um NPC, um personagem que existe dentro do jogo mas que é controlado pelo próprio game e que interage com os jogadores online. Só discordo numa questão, quando o autor diz “recentemente” eu acho que não é tão recente assim, já faz algum tempo que os NPC’s infestam as redes sociais, blogs e fóruns. Até mesmo sites especializados e grandes portais já publicaram péssimos artigos sobre o assunto. Nas palavras do próprio criador este fórum tem como objetivo principal fazer uma discussão séria sobre o tema. Fiz uma tradução “mais ou menos / meia boca” da parte que fala dos NPC’s, que segue abaixo e para quem tiver interesse segue o link do artigo completo em inglês:


 

O avanço dos personagens que não jogam

 

Recentemente no ecossistema do Bitcoin estamos vendo o surgimento de uma nova classe de participantes. Este novo grupo delegou aos líderes do ecosistema (Mineradores, Desenvolvedores e Usuários) o processo de tomada de decisões e até mesmo o que eles pensam a respeito.

 

A maneira mais precisa de descrevê-los é através do termo ”NPC” - Non Playing Character. Se você participou de algum debate no Twitter sobre criptografia certamente já se deparou com algum deles. Eles estão presentes fazendo podcasts sobre Bitcoin, fazendo videos no YouTube ou no Twitter tentando influenciar seus pensamentos, suas ações, o que você deve comer, como se vestir e quais hobbies você deve praticar.

 

O NPC do Bitcoin é fanático pela escola austríaca de pensamento econômico, mas não entende nada disso. Finge ser carnívoro, mas na vida real só come bolo. Adora a cultura das armas, mas nunca disparou um tiro. O NPC não sabe codificar, não consegue sustentar uma discussão detalhada, não consegue escrever ou expressar um pensamento original. O NPC é um péssimo trader e investe em negócios ruins. É um especulador que não coloca a pele em jogo (skin in the game).

 

E mais importante ainda é o fato de que o NPC não executa um nó completo (full node).

2 Likes
#2

Bem interessante o artigo.
Obrigado pela tradução.

Vale lembrar que o artigo fala especificamente sobre a governança, que é apenas um aspecto do ecossistema.
Na minha visão, apesar de NPC’s não influenciarem a governança diretamente, eles tem um papel fundamental na adoção e formação do mercado.

1 Like
#3

Muito interessante o artigo! Mas vejo algo de errado nele, o autor cita que as classes de participantes do ecossistema do Bitcoin são: Mineradores, desenvolvedores e Usuários. Concordo com isso, mas discordo ao dizer que usuários são apenas os que rodam um full-node. O holders, por exemplo, tem um papel importante na governança do Bitcoin, pois são pessoas que acreditam no projeto e possuem a pele em jogo. Nada adianta os mineradores tomarem uma decisão que os holders não apoiem, afinal, se as pessoas que mais acreditam no projeto o abandonar, que valor terá a moeda que os mineradores minerarão? O autor ainda diz que uma maneira de os usuários “governarem” é rodando um full-node, discordo em partes, a comunidade pode se manifestar sobre uma certa decisão de diversas maneiras, nós fomos capazes de ver isso no hardfork de 2017, onde a comunidade teve uma força muito grande, por exemplo, pelas redes sociais.

Os NPC’s de certa forma não possuem influência na governança, mas podem influenciar aqueles que influenciam. (Filiosofei agora hahahah).

Para mim a governança do Bitcoin é como a governança da Internet, ou de qualquer outro protocolo, é algo natural. Mineradores, desenvolvedores e usuários podem nem sempre ter a mesma opinião, mas o resultado final será um balanço entre os 3.

Opinião pessoal: Protocolos focados em governança, onde há votos da comunidade para tomar uma decisão ou algo do tipo, tendem a sofrer mais com a influência dos NPC’s.

1 Like