Entrevista do Vitalik Buterim

Hoje, 19 de agosto de 2019 foi publicada uma entrevista no site canadense “The Star” (link abaixo) trazendo uma entrevista com o co-criador do Ethereum Vitalik Buterin feita por Michael Lewis. Transcrevo abaixo um trecho que eu considero interessante mas a entrevista completa pode ser acessada no link do site. Vitalik diz que o sistema do Ethereum está quase cheio e que uma das ideias seria acabar com o sistema de verificação das transações adotado pelo blockchain do Ethereum e por outros como o bitcoin onde todas as transações são verificadas pelos mineradores numa espécie de corrida contra o tempo até que um deles consiga completar um bloco (gargalo). Na ideia dele para melhorar o processo cada computador ou minerador faria a verificação de algumas transações enquanto outros fariam a mesma coisa com outras transações, ou seja, as verificações seriam distribuídas agilizando o processo pela troca de um único gargalo por vários outros. Segundo Vitalik haveria algum risco mas ele considera que será mínimo. Essa resposta foi dada entre outras questões por ter sido citado na entrevista que o Bitcoin está tentando resolver o problema da escalabilidade com o Ligthning Network. Me parece uma ideia embrionária que vai meio na contramão da concepção inicial do que é um blockchain mas o próprio Ethereum nasceu em função dessa visão do Vitalik, bem mais progressista do que as adotadas no bitcoin. Vamos aguardar para ver até onde isso vai.

" Pergunta: Quais são os obstáculos para uma doação mais ampla de criptomoedas?

VB: Escalabilidade é um grande gargalo porque o blockchain do Ethereum está quase cheio. Se você é uma grande empresa, o cálculo é que, se ingressar no sistema não será apenas mais um usuário, mas estará competindo com todos os demais usuários para realização das transações. Agora já está caro e será até cinco vezes mais caro se nós (a grande empresa) entrarmos. Há interesse de pessoas querendo entrar e melhorias na escalabilidade podem ajudar nessa decisão.

"Pergunta: Como você melhora a escalabilidade?

VB: O principal problema com o blockchain atual é essa idéia de que todo computador tem que verificar todas as transações. Se pudermos mudar para redes onde cada computador, em média, verifica apenas uma pequena parte das transações, isso poderia melhorar muito.

Pergunta: Isso pode ser feito sem comprometer a segurança?

VB: Haverá algum comprometimento mas deverá ser pequeno.

Pergunta: A escalabilidade reduzirá os custos?

VB: Reduzirá muito por um fator acima de 100 por cada transação.

Pergunta: Isso seria suficiente para que seja adotado pelo mainstream?

VB: Escalabilidade não é o único problema. Ainda há desafios com usabilidade, com segurança da conta e com privacidade que estão melhorando. Também está melhorando de um ponto de vista técnico, mas mesmo que a tecnologia esteja lá, como transformar isso em algo que as pessoas usarão? Essa é a questão."