Desenvolvimento de uma blockchain

Olá, sou novo aqui, gostaria de saber qual plataforma de video ou documento, livro posso aprender a criar uma blockchain simples apenas para hoobie, eu tenho um bom conhecimento em Java e gostaria de exercitar meus conhecimentos criando algo mais complexo, agradeço a resposta.

3 curtidas

Olá, Samuel seja bem-vindo!

Não consegui entender exatamente o que você está buscando, vou sugerir algumas fontes de forma mais genérica partindo de algo mais básico para que você possa pegar o que for mais adequado para seu uso.

Blockchain é um conceito bem amplo.

Pode ser algo básico feito no Google spreadsheets como o Tiago, dono deste site, mostra no vídeo abaixo, que pode ser copiado para que você possa usá-lo:

Também pode ser algo bem mais complexo como é o caso do Blockchain do Bitcoin ou do Ethereum com estrutura formada por várias camadas tais como: aplicativos, consenso, rede, dados, infraestrutura.

Camadas de um Blockchain

Sugiro que você dê uma olhada lá no canal do Tiago no YouTube para olhar questões conceituais como teoria dos jogos e prova de trabalho bem como questões específicas como árvore de merkel e curvas elípticas.

Segue um exemplo de vídeo, mas o ideal é olhar todos que tratam do tema Blockchain.

Talvez, se for possível, um curso específico seja bem útil:

https://www.udemy.com/course/build-blockchain/

Um dos melhores livros sobre Blockchain é o livro Mastering Bitcoin do Andreas Antonopoulos, que já foi indicado por aqui e continua sendo muito recomendado. Como a maioria dos livros (não é um manual ou guia) tem começo, meio e fim ou começa do básico e vai se aprofundando, mas traz vários exemplos de códigos para cada tipo de camada da estrutura de um Blockchain.

Uma outra fonte interessante é a Wikipedia que tem um tópico mais genérico sobre Blockchain mas tem vários outros tópicos específicos sobre prova de trabalho, curvas elípticas, árvore de merkel, etc.

Você já deve saber, mas lá no GitHub tem muita coisa mais relacionada ao tema.

Outros locais que podem te interessar:

Finalmente, se eventualmente você não tenha se atentado, a maioria dos projetos parte ou começa a partir de um paper. O do bitcoin é chamado de “white paper” e você encontra facilmente pesquisando no Google. Caso queira olhar outros papers você pode dar uma olhada no site coinmarketcap e procurar o white paper de cada um dos mais de 20 mil projetos, nem todos tem seu próprio Blockchain mas os maiores geralmente tem Blockchain próprio.


Print retirado em 28/07/2022 de: Preços, Gráficos e Capitalização de Mercado das Criptomoedas | CoinMarketCap

2 curtidas

Resposta incrível! Me ajudou bastante!

1 curtida

Um passo a passo básico em JavaScript, dividido em 5 videos:

1 curtida

Considerando que toda a construção de uma Blockchain possui toda uma temática matemátiva de descontrução e construção das HASHs criado pelo algoritmo SHA256.

É base fundamental do estudo sobre a Blockchain e o Bitcoin, desenvolver o entendimento desta construção a nível matemático, para absorver o quanto é complexo e desafiador para mesmo tentar burlar esta tecnologia. O próprio ChatGPT considera que a probabilidade de criações de HASHs novos de Bitcoin esta na mesma ordemo do número de elétrons que existe em nosso Universo que até hoje conseguimos observar com as lentes mais poderosas em todo Planeta.

Blockchain (exemplo):

https://sha256-base2.globoricardo.workers.dev/