Criptomoeda lastreada em urânio

Existe algo do tipo ?

Nunca ouvi falar. Em tese é possível lastrear uma criptomoeda com qualquer coisa, literalmente. Comprar, armazenar, controlar o estoque x quantidade de criptomoedas etc são coisas para se pensar. Quanto custa transportar até um depósito e não poderá ser um depósito qualquer. Quanto custaria manter uma equipe de engenheiros nucleares? Quem vai controlar/conferir esse lastro para ver se ele está sendo mantido em volume equivalente ao das criptomoedas emitidas? Não me parece viável e tampouco prático lastrear uma criptomoeda em urânio considerando que o criador da criptomoeda vai cumprir todas as regras de segurança e de paridade entre a criptomoeda e o lastro. Em momentos ruins como no caso de um acidente nuclear o preço costuma cair muito e nesse caso para manter a equivalência será necessário comprar mais urânio ou diminuir a quantidade de criptomoedas em circulação para manter a paridade.
Se tem interesse em investir existem fundos de investimento que investem em empresas que fazem extração de urânio. Nas bolsas americanas é possível comprar ações de empresas mineradoras de urânio.
Em setembro de 2019 eu fiz uma postagem sobre diversas criptomoedas com lastro que você pode conferir no link abaixo. Não sei se chegou a ser lançada mas tinha até uma criptomoeda que estava para ser lançada com lastro em GOD (DEUS). Outros minerais como cobre e níquel é possível que já existam.

Stablecoins Lastreadas em Metais - Iniciante - TriboCrypto

1 Curtida