Solidity contratos inteligentes iniciando a jornada, duvidas de principiante

Olá pessoal, primeiro post no forum, estou começando a estudar contratos inteligentes e solidity, gostaria de saber se alguém já trabalha com isso e pode dar umas dicas de conteúdo / grupos / forum a pesquisar e o caminho das pedras?

Primeira duvida se eu fizer um smart contract na planaforma Ethereum ele tambem funcionara na plataforma NEO, Waves, STELLAR entre outras ? ou muda a sintaxe ?

Obrigado pela iniciativa do forum

Abraço !

Cara, não entendo muito do assunto, por isso não posso te indicar nada, mas sobre sua dúvida, posso ao menos opinar.

Acredito que a resposta é não, você não iria conseguir portar seu smart contract para outras blockchains, teria que construir um novo em cada.
Só seria possível fazer isso usando uma segunda camada (offchain), que rode sobre as Blockchain.

Um exemplo prático disso é a Lightning Network, onde já conseguiram fazer Atomic Swap (troca de moedas) entre Litecoin e Decred.

Oi Leandro,

Se você já tem experiência com programação, pode começar pela documentação da linguagem:

Como aprender lendo documentação nem sempre é muito prático, para solidity eu comecei com exemplos simples na Internet utilizando o remix (remix.ethereum.org), que é uma IDE excelente.

Depois que aprendi o básico, resolvi fazer dois cursos na udemy (ambos em inglês), e sinceramente recomendo muito. Um de 6 horas e outro de 12. Antigamente eu aprendia tudo sozinho, mas hoje já percebi que o tempo gasto para aprender sozinho nem sempre compensa. Programar para blockchain depende de entender diversos conceitos que fogem um pouco da programação “tradicional”, e ter alguém para já explicar isso de início faz você poupar bastante tempo e avançar mais rápido.

Sobre outras blockchains, eu realmente não sei, mas com certeza serão linguagens diferentes.
Se não me engano o EOS suportará diversas linguagens, mas não consegui estudar a fundo ainda.

1 curtida

A legal, obrigado pelo apoio @tiago e @SilvioCarlos vou estudar !

Abraço

Leandro

Tenho contratar um profissional para criar um contrato inteligente para mim, você consegue este profissional para mim?
Meu What sapp é: 34 9 9181-4515 Rubens Oliveira

Oi Tiago, assisti a seu video no youtube de introdução ao solidity, no viídeo você falou que deixaria os links dos cursos na descrição, porém não deixou.

Seria possível enviar aqui por favor?

Olá Ricardo.
Se não me engano os cursos do Tiago estavam na plataforma Udemy mas ele pode ter excluído. Enquanto ele não responde dá uma olha por lá que tem cursos gratuitos da EcoaRio que é referência em blockchain. Se gostar pode partir para os pagos que estão na faixa dos 30 reais.

https://www.udemy.com/

Obrigado @Cecilio .
@ricardorvs Na verdade eram indicações de cursos de terceiros na Udemy que eu mesmo usei para aprender, porém faz muito tempo e resolvi remover a indicação pois não sabia se a qualidade permanecia a mesma de quando fiz, e hoje acredito que talvez tenham alternativas muito melhores.
Infelizmente o conteúdo (especialmente de blockchain) fica obsoleto muito rápido.
Lembro que um dos que eu fiz foi este aqui:
https://www.udemy.com/course/ethereum-and-solidity-the-complete-developers-guide

Comprei na época pois tenho vários cursos do mesmo instrutor e gosto da didática e da estrutura dos cursos dele, mas é algo bastante pessoal.

Eu comecei a gravar um curso sobre smart contracts mas nunca consegui terminar, infelizmente.

2 curtidas

Show Tiago.
Muito obrigado.

Torcendo para seu curso sair em breve!! :sweat_smile:

show Cecilio.
Obrigado

Foram abertas inscrições no dia 04/11/2020 para curso de Blockchain (Advanced) incluindo smart contracts, carga horária de 100 horas, mais informações nos links abaixo:

https://eucapacito.com.br/cursos/programacao/lorem-ipsum/