O que é Inflação, e o que isso tem a ver com criptomoedas?

Eu sei que este é um assunto que muitos acham chato demais

Outros buscam no google uma resposta rápida para satisfazer a curiosidade e acabam tratando o assunto de forma simplista como: “É o aumento dos preços, e ponto final.”, mas nunca se perguntam o motivo desse aumento, o verdadeiro impacto no seu bolso, e o que fazer a respeito.

E por esta razão muitos não entendem exatamente o que inflação tem a ver com criptomoedas, já que atualmente a venda de produtos em troca de criptomoedas é pequena em comparação a qualquer moeda estatal.

Uma coisa eu posso garantir: É difícil de entender muito bem criptomoedas quando não se entende alguns conceitos básicos de economia, e inflação é com certeza um deles.

Não sou economista e nem me considero um expert na área, sou só um programador interessado no assunto, portanto este texto vai explicar de forma simples o que é inflação, e o que ela tem a ver com criptomoedas. (se você, economista, quiser contribuir ou corrigir algum conceito… fique à vontade).

Jogando dinheiro pela janela…

Tem gente que passa muitos anos da vida reclamando que tem a sensação que a cada ano as coisas estão ficando mais caras… bem… isto é de fato uma verdade.

Os preços realmente aumentam ano a ano, e isto não é segredo para ninguém.

No Brasil o IBGE anualmente divulga um estudo para dizer o quanto (em porcentagem) as coisas aumentaram de preço.
Esta porcentagem é um índice chamado IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Há duas formas de olhar para este índice:

  1. É o quanto os preços aumentaram
  2. É o quanto o dinheiro que você já tem desvalorizou.

Veja que todo o dinheiro que você tem guardado já não pode mais comprar aquilo que você podia no ano passado com a mesma quantidade de dinheiro: Inflação!