Hardware para minar

Fala pessoal, alguém minando? Que hardware você esta utilizando?
Vou aproveitar o black friday para comprar todo o hardware necessário.
Valeu!!

1 curtida

Olá!

bom, mineração é um assunto complicado pois envolve diversas variáveis. As principais na minha visão são:

  • quanto você paga de energia elétrica;
  • qual criptomoeda você pretende minerar (algoritmo utilizado);
  • quanto vale a criptomoeda que você pretende minerar;
  • qual a dificuldade atual de mineração desta moeda;
  • se vai minerar sozinho ou se juntar a um pool de mineração (na grande maioria das vezes é melhor se juntar a um pool);
  • quantos meses de mineração serão necessários para pelo menos pagar o hardware que você vai comprar (pay off);
  • a moeda a ser minerada tem potencial de valorização (esta talvez seja a pergunta mais difícil de responder)

Portanto para definir o hardware, você precisa responder a essas perguntas antes.

Como é um cálculo um pouco complicado, eu sugiro usar uma calculadora pronta como a do pool nicehash: https://www.nicehash.com/profitability-calculator

É bem básica, mas serve como ponto de partida. Vai indicar qual moeda tem o maior potencial de retorno com um determinado hardware dependendo de quanto você paga de energia elétrica. Se alguém souber de outras calculadores, também gostaria de saber.

Eu pessoalmente já não minero desde 2013 (queimei uma placa nvidia por descuido com a temperatura), e mesmo naquela época minerar BTC já não era lucrativo com o meu hardware. Fui fazer por curiosidade e saí no prejuízo. Eu recomendo que quem nunca minerou e quiser fazer para aprendizado, que se junte a um pool de mineração para pelo menos fazer testes e calcular o possível retorno antes de investir pesado em hardware. Na grande maioria das vezes, o custo da energia aqui no Brasil vai inviabilizar o seu lucro.

Se alguém já teve outras experiências minerando em casa, por favor compartilhem com a gente.

3 curtidas

Fala Tiago,
Demorei em responder porque estava preparando meu rig e aprendendo como funciona esse mundo do minado.
Então, exatamente há 30 dias atrás comecei a minar (pura coincidência) e o que eu posso falar é que tomei uma ótima decisão.
Como eu pago pouco de eletricidade, eu tenho 4 gráficas (3 RX4704G e 1 RX580 8G), uma placa mãe Asus gaming, uma fonte de 800W e 4 Gb de ram.
Nesse mês eu minei 15dias BTG(Bitcoin Gold) e 15 dias Ethereum (sigo minando essa moeda).
O que eu faço é minar e fazer tranding com o que mino.

Eu recomendo minar em duas circunstância:

  • Quando você paga pouca eletricidade ou quando você pode fazer um investimento algo e comprar 5 ou 6 gráficas.

E respondendo às suas perguntas:

*quanto você paga de energia elétrica;

Bem pouco

  • qual criptomoeda você pretende minerar (algoritmo utilizado);
    Isso depende. Comecei com BTG, passei por Litecoin e estou con Ethereum.

  • quanto vale a criptomoeda que você pretende minerar;
    757 dólares

  • qual a dificuldade atual de mineração desta moeda;
    Media/alta

  • se vai minerar sozinho ou se juntar a um pool de mineração (na grande maioria das vezes é melhor se juntar a um pool);
    Utilizo ethermine, poolsexy ou suprnova

  • quantos meses de mineração serão necessários para pelo menos pagar o hardware que você vai comprar (pay off);
    Se faço bem os tranding, acho que em 6 ou 7 meses pago o hardware.

  • a moeda a ser minerada tem potencial de valorização (esta talvez seja a pergunta mais difícil de responder)
    Isso não podemos saber. É como a bolsa.

Espero ter ajudado.

Abs

Opa, que legal! Obrigado por compartilhar os resultados. Tenho certeza que vai ajudar bastante gente por aqui.