Cuidado com o "FOMO"

Não é erro de português!

FOMO é sigla para “Fear of missing out”, que significa “medo de ficar de fora”.

Estou criando este tópico porque muita gente está chegando agora no mundo de criptomoedas devido ao número de notícias recentes, principalmente relacionadas a valorização do bitcoin, e talvez acabem tomando algumas decisões ruins. Fica aqui o alerta.

O bitcoin hoje está buscando novamente seu pico histórico de 18k dólares, e ao ver o gráfico “subindo a montanha” as pessoas se desesperam por estarem “de fora” da oportunidade. Isso faz com que uma “manada” acabe comprando no impulso e elevando ainda mais o preço: FOMO.

O que acontece é que depois de uma subida quase sempre tem uma queda para “corrigir” o valor.
Quem estava esperando a alta para vender irá realizar seus lucros vendendo para você, e você que comprou no pico vai ficar no prejuízo, pois o preço começará a despencar.

É claro que não há como prever 100% o mercado, mas olhando o histórico é possível notar este comportamento diversas vezes.

Se sua estratégia é comprar simplesmente para guardar (porquê você acredita em uma valorização futura), tudo bem, talvez esta diferença de valor não seja tão significativa. Mas se você comprou no impulso, provavelmente vai acabar também vendendo no impulso quando a correção começar.

É assim que muita gente acaba perdendo dinheiro: tanto na desvalorização da moeda, quando em taxas que serão pagas à casa de câmbio, e que geralmente representam um porcentual do valor (ou valor fixo) da quantidade comprada ou vendida.

Fica o alerta para quem está chegando agora e quer comprar de qualquer jeito para não “perder o bonde”.

5 curtidas

Boa Tiago, neste exato momento o bitcoin esta chegando aos 19k, levando em consideração o FOMO, quais as principais estratégias o pessoal poderia estar adotando? obgo pelo espaço.

Fala Ricardo… infelizmente não tenho como dar nenhum tipo de dica ou estratégia de investimento em si, até mesmo porque sou somente um interessado no assunto, e não um profissional do ramo. Prefiro focar mais na parte técnica (que é a minha praia :slight_smile: ).

Só quis alertar para algo que eu já vivi algumas vezes, e que por sinal ontem aconteceu de novo: O bitcoin quase bateu os 20k às 10 da manhã e passou o dia em queda até atingir 17.800k as 23h, antes de começar a subir de novo.

Quem resolveu comprar no impulso quando o gráfico estava lá no pico acreditando que ia subir mais deve ter passado o dia bem preocupado (e até o momento atual deve ainda estar no prejuízo).

Para não fugir da sua pergunta pela tangente: já ouvi pessoas mais experientes do que eu dizendo que nunca compram tudo de uma vez só: vão comprando de pouco em pouco (fazendo várias entradas) para amenizar os riscos da volatilidade.

No final das contas ninguém realmente sabe até aonde o bitcoin pode chegar (para cima ou para baixo).

Abraço.

2 curtidas

Nesse momento bitcoin a 6,8k o mesmo medo de ficar fora do mercado agora está em… perdi dinheiro preciso vender logo.

1 curtida

O interessante é que a expressão não nasceu em função das criptomoedas e se aplica a diversas situações, as mais típicas são daquela pessoas manipulando celular no meio de uma reunião, de uma apresentação, no cinema, no meio das compras da feira ou do supermercado, andando na rua, etc. Tudo isso é resultado do FOMO. É algo que a tecnologia trouxe para o dia a dia das pessoas. Ainda não vi um estudo mais específico para definir se vai ser tratado como uma doença moderna ou não. No caso das criptomoedas eu tenho uma definição mais próxima do mercado financeiro: “efeito manada”.