Blockchain e suas aplicabilidades

Olá Pessoal, sou novo aqui. Se tiver no lugar errado me desculpem.

Estou muito interessado no blockchain, estou estudando e estudando, mas ainda não se tem todos os detalhes ou as respostas.

Eu gostaria de tirar algumas duvidas, se puderem me ajudar eu agradeceria muito:

  • Se eu tiver interesse em construir uma aplicação com blockchain, eu teria que escolher uma “rede” para desenvolver? Por ex: Ethereum. Bitcoin e por ai vai?

  • Ou poderia criar minha propria rede? Por ex, ao distribuir uma aplicação como a Arcade City, eles tem a blockchain deles?

  • Se não, como sei os valores e custos para utilizar uma rede existente?

  • Tenho interesse em desenvolver aplicações que utilizam a blockchain, porém não estou conseguindo entender como isso ocorreria na forma prática, se alguem tiver algum video, artigo ou qq doc eu aceito.

Abraços galera!

1 curtida

@guilhermez, tudo bom?

Veja se essas respostas podem te ajudar:

  1. Você pode fazer das duas formas, ou usa uma Blockchain já criada ou faz a sua.
    A Blockchain do Ethereum foi criada para ser um grande computador, então o desenvolvimento de aplicações sobre ele é mais fácil do que sobre o Bitcoin, procure sobre solidity, a Linguagem de Programação do Ethereum.

  2. Nada te impede de criar sua própria Blockchain, mas você vai quer que convencer as pessoas à rodarem sua blockchain,

  3. Sobre os custos, não tenho uma resposta, imagino que estejam envolvidos os mesmos de realizar as transações.

Você tem ideia do que gostaria de desenvolver, pois ai fica mais fácil de ver se já existe algo parecido e te indicar uma referência melhor.