Bitcoin é uma bolha?

Eu andei pensando que muito da valorização do bitcoin tenha ocorrido pelo fato da dificuldade da rede ir aumentando com o passar do tempo e dessa forma diminuindo a quantidade de bitcoins que poderiam ser produzidos para um determinado gasto de energia, assim os mineradores começaram a vender seus bitcoins por preços cada vez mais altos afim de compensar os gastos energéticos. E com tudo, o preço do bitcoin foi ficando cada vez maior, a questão é que o processo para se encontrar um nonce até se assemelha a mineração da vida real, no entanto, as companhias de mineração de ouro(por exemplo) não vendem o ouro por um preço alto pelo simples fato de ter sido difícil de extrair o ouro mas sim porque o ouro tem um valor próprio devido a diversas características como por exemplo a sua reatividade quase nula que impede com que ele oxide. Já o bitcoin não tem características de destaque como o ouro, pois todas as transações feitas na rede do bitcoin podem ser realizadas de forma centralizada com taxas menores e velocidade maior, além de que os usuários normais não se importam em usar sistemas centralizados pois a maioria não compreende o que é um servidor. E ainda tem outro problemas no uso da blockchain, os dados armazenados dentro dela em sua grande parte são senhas criptográficas e hash’s os quais são caracterizados por terem uma alta entropia o que impede a blockchain de ser compactada, isso a longo prazo vai centralizar os full nodes da rede pois só pessoas com muito dinheiro poderão armazenar a blockchain, essas pessoas creio que serão as que ficaram ricas minerando os primeiros bitcoins.Quanto a velocidade eu já vi uma proposta para resolver o problema do bitcoin sem alterar o tamanho do bloco, no caso foi a lightning network, no entanto do pouco que eu conheço sobre tal proposta ela tornaria necessária a confiança em terceiros, o que é completamente oposto a proposta inicial do bitcoin. Emfim, imagino que embora a blockchain represente um grande marco para o desenvolvimento tecnológico creio que essa se tornará obsoleta, e para resolver o problema a melhor tecnologia que encontrei foi a tangle da iota a qual eu concidero a melhor criptomoeda até o momento.

Existe muito debate sobre isso.
Não sou economista, então vou dar uma opinião de leigo no assunto:

Este é o grande argumento do Peter Schiff para afirmar que bitcoin é uma bolha. Ele diz que há demanda por ouro independe do seu uso como lastro, e defende o retorno ao padrão ouro. É claro que ele tem todos os incentivos para defender o ouro pois este é o mercado dele.
Bitcoin em sua visão não serve para nada a não ser gastar energia.

Por um lado ele pode estar correto, até mesmo considerando a visão de Carl Menger que para algo se tornar dinheiro precisa necessariamente ser uma commodity altamente vendável (bastante líquida) antes.

Por outro lado, o Bitcoin é uma invenção com propriedades muito inovadoras e é extremamente difícil fazer paralelos de teorias existentes com invenções disruptivas, pois estas não seguem padrões.

Muitos economistas classificam o Bitcoin como uma bolha, especialmente por tentar encaixá-lo em teorias já existentes em vez de tentarem de fato explicar o fenômeno como algo sem precedentes.

O que tenho notado é que o discurso tem mudado ao longo dos anos. Em 2012 o Bitcoin era só um golpe, em 2013 era algo só usado por criminosos, em 2016 o blockchain veio pra ficar e Bitcoin iria morrer, em 2017 vários países tentando banir sem sucesso, em 2018 dinheiro institucional entrando no mercado e diversas exchanges novas aparecendo.
Para mim isto muito se assemelha ao “primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois lutam contra, e depois você vence”. Isto aconteceu com o Linux também.

Acho que é sempre importante manter o senso crítico, afinal é muito difícil saber o que de fato acontecerá com o Bitcoin. Há muitas variáveis em jogo, mas se de fato for uma bolha, realmente será a maior bolha da história.

Assisti este debate faz pouco tempo com o próprio Peter Schiff e o Erik Voorhees e recomendo:

1 curtida

Concordo com a visão do Tiago. Pode ser ou não uma bolha. Assim como muitos eu conheci esse universo das criptomoedas pelo lado financeiro. Não fazia a mínima ideia do que era um blockchain e sabia muito pouco sobre rede P2P & criptografia (ops já entregando minha idade confesso que usei Kazaa para baixar músicas…) mas… Tentando entender melhor porque os preços oscilavam fui pesquisar e descobri um mundo totalmente novo. Eu acho que só vamos descobrir se é uma bolha se e quando ela vier a estourar. Afinal uma das coisas que caracteriza uma bolha é que um dia ela explode. Por outro lado eu gosto muito de um prefácio escrito por Nassin Taleb para o livro “The Bitcoin Standard: The Decentralized Alternative to Central Banking” principalmente do trecho que diz no original: “Finally, Bitcoin will go through hick-ups (hiccups). It may fail; but then it will be easily reinvented as we now know how it works. In its present state, it may not be convenient for transactions, not good enough to buy your decaffeinated expresso macchiato at your local virtue-signaling coffee chain. It may be too volatile to be a currency, for now. But it is the first organic currency.” Que diz mais ou menos o seguinte: o bitcoin ainda não está pronto, vai passar por problemas ou dificuldades, ainda não é possível pagar um café usando bitcoin, que pode até deixar de existir, mas o importante é que agora nós sabemos como fazer uma moeda orgânica (que não depende de um governo) e podemos reinventá-lo. Ou como lembrou o Tiago, não tem como desinventar.

1 curtida